Please reload

Agricultura tem novo Plano Estratégico 2020-2027

19/06/2020

 

A versão preliminar do Plano Estratégico 2020-2027 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já está disponível no Portal da Agricultura. Desenvolvido de forma coletiva e colaborativa, por meio de oficinas realizadas desde 2019, e estruturado pela Coordenação de Planejamento Estratégico da Assessoria de Gestão Estratégica do Gabinete da Ministra , o Plano Estratégico 2020-2027 traz, de forma sintética, a missão, a visão de futuro, os valores organizacionais e as estratégias do Mapa para o período.

Iniciada em 2005, a construção e implementação da Gestão Estratégica no Ministério gerou importantes mudanças organizacionais, como a melhoria da participação em missões internacionais e a recente reestruturação visando incorporar novas responsabilidades atribuídas ao Mapa a partir de 2019.

Presente em grande parte desse trabalho de anos, o coordenador-geral da AGE, Paulo Fresneda, destaca: “O desafio agora é consolidar o processo de gestão estratégica no Mapa, de tal forma que seja apropriado cada vez mais pelos seus servidores. Os resultados só serão alcançados se houver o engajamento de todos na execução da estratégia formulada e o comprometimento dos gestores com o monitoramento e a avaliação constantes dos objetivos estratégicos, indicadores de desempenho e projetos estratégicos.”

O Plano Estratégico descreve como o Ministério irá responder, de forma estruturada e sinérgica, aos desafios nos próximos anos.

O adido agrícola no Marrocos, Nilson César Castanheira Guimarães, ressalta os objetivos elencados no plano. "Chama minha atenção o Objetivo Estratégico 02. Em tempos de Covid-19, se soubermos assegurar o abastecimento e acesso da população brasileira a alimentos e outros produtos de qualidade, diversificados e seguros ao consumo em qualquer situação, já preparando inclusive mecanismos de resposta para situações de emergência como a atual, e vou além, o abastecimento e o fluxo comercial com os países importadores de produtos do agro brasileiro, seja em tempos de normalidade e ou situações extremas como a atual, teremos a grande carta na manga que nos transformará num player ainda mais fundamental do que já somos.”

Outro destaque é o componente Mapa Estratégico 2020-2027 que apresenta os Objetivos Estratégicos do Ministério de forma fácil e didática, uma das metas da AGE. O diálogo direto, simples e humanizado permite uma leitura mais leve a todos os servidores e à sociedade brasileira.

Mesmo em meio à atual pandemia de Covid-19, a AGE continua com o trabalho de definição dos indicadores de desempenho, que são a base para avaliar o que está sendo produzido para o alcance da visão de futuro do Mapa. O trabalho, executado lado a lado com todas as Secretarias e organizações coligadas, é constante e visa a integração de todo o Ministério para levar à sociedade os resultados esperados.

Para mais informações entre em contato com a Assessoria de Gestão Estratégica pelo telefone (61) 3218-2693 ou pelo e-mail: age.gm@agricultura.gov.br

Please reload

Agroatividade 2016 - Agronegócio Ativo