Please reload

Esalq comemorará seus 119 anos por meio de evento virtual

30/05/2020

 

Tradicionalmente, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) celebra sua data de fundação, 3 de junho, com homenagens e registros históricos em solenidades que revigoram o legado de Luiz de Queiroz. Mesmo diante do atual momento de pandemia, na data em que comemorará seus 119 anos, a Diretoria da instituição realizará cerimônia, desta feita em formato online, com transmissão em seus perfis @esalqmidias no Facebook, YouTube e Linkedin. A transmissão terá início a partir das 14h e a celebração está dividida em quatro momentos.

O primeiro ato será conduzido pelo diretor da Escola, professor Durval Dourado Neto, que fará saudação, posicionará a importância da Esalq no contexto da USP. Dourado registrará ainda a inserção internacional da Escola, que este ano celebra o convênio de cooperação internacional número 100. Além disso,  como resultado deste mais recente acordo, está em funcionamento o Centro de Inovação para Agricultura China-Brasil na Esalq, que apresenta as pesquisas bilaterais em Agricultura Tropical com a China iniciadas em 2021.

Registros e homenagens – O segundo e terceiro atos serão conduzidos pelo vice-diretor da Esalq, professor João Roberto Spotti Lopes, que lembrará os registros históricos da Escola e prestará homenagens às entidades parceiras. Assim serão lembrados: 10 anos de criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas; 10 anos da TV USP Piracicaba; 15 anos da Casa do Produtor Rural; 95 anos da elevação da Esalq como instituição de nível universitário;15 anos da formalização do 1º Programa de dupla-diplomação em Engenharia Agronômica Brasil-França e 55 anos de parceria entre Esalq e Ohio State University (OSU). Como entidades parceiras serão homenageadas a Prefeitura do Campus USP "Luiz de Queiroz" (35 anos de criação) e Fapesp (60 anos de fundação).

Cátedra Luiz de Queiroz – A solenidade termina com a posse do Terceiro Titular da Cátedra Luiz de Queiroz, Ex-ministro Alysson Paolinelli. A condução, desta feita, retornará ao diretor da Esalq, que assim encerra a gestão do Segundo Titular da Cátedra, Marcos Jank, faz um balanço do ciclo 2019/20 e simbolicamente entrega uma placa de homenagem e incorpora a foto de Jank ao memorial da Cátedra. Na sequência, Marcos Jank fala do livro China-Brazil Partnership on Agriculture and Food Security (lançado na manhã do dia 3/6, também pela internet) e encerra oficialmente sua gestão. O Primeiro Titular da Cátedra, Roberto Rodrigues, também terá sua fala neste ato.

Finalmente, Durval anunciará o nome do Terceiro Titular da Cátedra, Alysson Paolinelli, registrando uma pequena biografia de Paolinelli e um resumo do plano do novo titular para mais um ciclo da Cátedra. Com a publicação do Termo de compromisso, Paolinelli faz então seu discurso de posse. Em seguida, Durval Dourado Neto encerra a solenidade, lembrando que o plano de ação do titular empossado será disponibilizado no site da Esalq.

Please reload