Please reload

Produtos da agricultura familiar ganham espaço na Anufood Brazil em SP

06/03/2020

 

A agricultura familiar brasileira tem presença confirmada na próxima edição da Anufood Brazil – Feira Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), irá promover nove cooperativas de agricultores familiares e um agroindústria familiar no evento, que ocorre de 9 a 11 de março, em São Paulo. A ação conta com parceria da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Os produtores vão expor seus produtos no estande “Brasil Mais Cooperativo”, coordenado pelo Mapa. No espaço, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho dos produtores familiares de diferentes estados e degustar queijos, doce de leite, castanhas, sorvetes, polpas de açaí e cupuaçu, geleias, licores, mel, vinhos, sucos e diversos tipos de cafés.    

 

As ações do estande serão focadas nas negociações dos produtos. O espaço com 200 m² contará com ambiente de atendimento ao cliente, área para preparação dos produtos, depósito e uma cozinha show, onde, em todos os dias do evento, os visitantes poderão acompanhar ao vivo a preparação de diversas receitas com os produtos da agricultura familiar. Panqueca gratinada no doce de leite com café, caldo de abóbora com especiarias e queijo grelhado ao licor, porco na lata e polenta cremosa são alguns dos pratos que compõem o cardápio.  

 

A feira promete reunir, no centro de eventos São Paulo Expo, importantes tomadores de decisão do agronegócio, distribuidores, atacadistas, representantes de redes de restaurantes e franquias, rede hoteleira, empórios, padarias e confeitarias, cafeterias, fornecedores para serviços de alimentação e grandes redes de supermercados do Brasil e do mundo.

A participação em feiras, como a Anufood, oferece aos empreendimentos da agricultura familiar a oportunidade de manter contatos com potenciais clientes, prospectar futuros negócios e ampliar a visibilidade dos seus produtos, como destaca o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke.

 

Esta ação faz parte das estratégias da SAF, que tem entre os seus principais objetivos o de promover o fortalecimento da agricultura familiar. Um dos caminhos é fomentar a comercialização e a promoção dos produtos nos mercados privados.

 

 

Estarão presentes na feira importantes players do mercado de alimentos e bebidas de diversas partes do mundo, será uma porta aberta para que esses empreendimentos familiares brasileiros possam apresentar os seus produtos e acessar novos mercados”, ressalta o secretário.

 

A feira é a única na América Latina totalmente dedicada a empresas de vários segmentos do setor de alimentos e bebidas, além de ser considerada pioneira na forma como apresenta o agronegócio e os produtos in natura. O evento contará com 12 pavilhões internacionais e tem expectativa de circulação de 10 mil pessoas.

 

Oportunidade 

 

Entre os expositores que irão compor o estande institucional do Mapa está a Cooperativa Agropecuária de Produção e Comercialização Vida Natural (Coopernatural), que vai aproveitar a movimentação da feira para lançar um novo produto, com

o antecipou o presidente Ricardo Fritsch. “Sempre é importante poder expor seu produto para o público de lojas e restaurantes, pois estes levam nossos produtos ao consumidor final. Nesta feira iremos lançar o cereal orgânico à base de arroz vermelho e cacau e adentrar em um novo nicho. Estamos agregando mais valor à nossa produção com este novo produto e gerando sustentabilidade no campo”, afirma.

 

Please reload

Agroatividade 2016 - Agronegócio Ativo