Please reload

EsalqShow começa nesta 4ª com inovações e soluções acessíveis ao agro

08/10/2019

 

Com a proposta de debater os desafios e oportunidades do agronegócio brasileiro, estimular inovações, o empreendedorismo e fomentar novas parcerias, o ESALQSHOW 2019, Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável, será aberto oficialmente na manhã desta quarta-feira (9) e prosseguirá com farta programação nos dias 10 e 11 de outubro, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP ESALQ), em Piracicaba (SP). O tema central desta edição será “Desafios e Oportunidades do Agro Brasileiro até 2030”. Os eventos que integram a programação do Fórum vêm para conectar profissionais e lideranças nacionais e internacionais, estimulando a cooperação na busca por soluções frente aos grandes desafios e oportunidades da agricultura, pecuária e do agronegócio como um todo.

 

 

“Em 2019, o compromisso se amplia e propomos a discussão dos desafios e oportunidades do setor até 2030, por meio de um evento dinâmico, que reunirá profissionais, representantes de empresas, universidades, centros de pesquisa, associações e outras instituições do Brasil e do exterior com a finalidade de contextualizar de maneira ampla, estratégica e global a visão de cada entidade sobre o agronegócio brasileiro”, destaca o presidente do conselho do ESALQSHOW, Luiz Carlos Corrêa Carvalho.

 

A Embrapa Instrumentação da unidade de São Carlos, (SP) traz equipamento de análise de grãos, que classifica defeitos em grãos de soja, por análises ópticas, precisas, rápidas, objetivas, de baixo custo, sem interferência humana (subjetividade), que pode atender produtores, cerealistas, cooperativas, trading companies, esmagadoras/processadoras, certificadoras de alimentos, terminais logísticos no interior (ferroviários, hidroviários e rodoviários) e terminais de elevação nos portos e transbordo dos navios. Ainda em fase de desenvolvimento, em parceria com a empresa Brasil Agritest, deve chegar ao mercado em 2020.

 

A ressonância magnética nuclear para análise de alimentos, óleos e sementes, é um método para medir teor de óleo de palma por RMN em frutos de dendê (polpa e castanha), com uso da tecnologia SpecFIT, onde otimiza a produção de óleo, com preparo rápido de amostras, sem gerar resíduos, medidas aferidas em 30 segundos com resultados de alta precisão, equipamento de fácil calibração e mínima manutenção, robusto e portátil, não necessita de mão de obra especializada e é adaptável para diferentes aplicações. Pode atender indústrias de extração de óleo e produtores de palma (cooperativas e associações). Já está no mercado, em parceria com a empresa Fine Instruments Technology.

 

O irrigador acionado pela luz solar, sistema simples, de baixo custo, por gotejamento, pode ser usado em jardins, hortas, floriculturas, agricultura em pequena escala, permite dimensionamento em diferentes tamanhos e atende a moradores das cidades, do campo, com economia de energia elétrica e água. Já disponível em duas condições, com instruções gratuitas para montagem no portal da Embrapa.]

 

Também estará presente o AGLIBS 1.0, robô com inteligência artificial para análise de solos na agricultura, utilizado como ferramenta no mapeamento de solos, para auxílio à tomada de decisão nas recomendações de manejo agronômico. O robô não gera resíduos químicos, dispensa o tratamento prévio das amostras e tem rapidez e precisão na obtenção dos resultados, com redução nos custos de análises, gerando mapas digitais disponibilizados por meio de aplicativos de celular. Atende laboratórios agronômicos, cooperativas, revendas agrícolas, empresas prestadoras de serviços de agricultura de precisão e já pode ser encontrado no mercado, em parceria com a empresa Agrorobótica Ltda, também  de São Carlos, SP.

 

Please reload