Please reload

Embrapa prepara plataforma para atender segmento da agricultura digital

27/04/2019

 

A Embrapa Informática Agropecuária vai lançar no dia 29 de abril, durante a 26ª edição da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), uma ferramenta pioneira no Brasil para atender ao mercado de tecnologias em agricultura digital. A plataforma AgroAPI vai ofertar informações e modelos gerados pela Embrapa que poderão ser utilizados por empresas e startups para a criação de softwares, sistemas web e aplicativos móveis para o setor agropecuário, com redução de custo e de tempo. O lançamento vai acontecer no estande da Embrapa, às 13h.

A plataforma AgroAPI contempla desde informações sobre produtividade e cultivares até zoneamentos agrícolas, que podem ser úteis, por exemplo, no desenvolvimento de soluções para o planejamento e monitoramento da produção e a gestão de risco agrícola. Países como os Estados Unidos, a Austrália e a França já dispõem de plataformas semelhantes.

A chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massruhá, explica que a iniciativa visa contribuir para impulsionar o desenvolvimento da agricultura digital no país. “A AgroAPI tem potencial para ser um ambiente de compartilhamento de dados, informações e modelos sobre a agricultura brasileira, que envolva todo o setor produtivo, como empresas de tecnologia e do agronegócio, startups, centros de pesquisa e instituições públicas e privadas”, completa.

Os dados serão disponibilizados pela ferramenta de forma totalmente virtual por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicativos, na tradução do inglês). Elas consistem num conjunto de padrões e linguagens de programação que permite, de maneira automatizada, a comunicação entre sistemas diferentes de forma ágil e segura.

 

Visita presidencial 

 

Nesta próxima segunda-feira (29), às 10h, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o presidente Jair Bolsonaro participam da Cerimônia de Abertura da Agrishow 2019, em Ribeirão Preto (SP). Também estará presente o secretário-executivo do Ministério, Marcos Montes. 

 

 

Please reload