Please reload

Mercado de consumo mais exigente novas oportunidades para inovação

14/03/2019

 

O presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, foi palestrante, na manhã desta quarta-feira, 13, do Anufood Brazil. Ele falou no painel “Indústria de Alimentos” e chamou a atenção para os desafios para a pesquisa agrícola e para a indústria, tendo em vista as transformações no mercado de consumo, cada vez mais diversificado e exigente.

 

Ele apresentou a trajetória da agricultura brasileira, destacando o papel das instituições de pesquisa em enfrentar o enorme desafio da produção no cinturão tropical do globo. Citou ainda a ousadia e a iniciativa de agricultores que deixaram suas regiões de origem e de profissionais liberais que abandonaram a profissão original e foram ao campo para produzir alimentos.

 

Segundo Barbosa, políticas públicas junto com a competência da pesquisa e dos agricultores deram ao Brasil o destaque mundial na produção de alimentos. “O Brasil passou de grande importador para um dos maiores produtores do mundo e esta trajetória segue em evolução”. Para ele, a ciência aplicada à agricultura vai garantir que o País continue alimentando o mundo sem ampliar a área cultivada.

 

De acordo com Sebastião Barbosa, entre as conquistas da agricultura brasileira a partir do investimento em ciência estiveram a transformação de solos ácidos e pobres em solos férteis, a tropicalização de variedades e raças e o desenvolvimento de uma plataforma de produção sustentável. Citou como exemplo a construção da fertilidade dos solos e tecnologias como a fixação biológica do nitrogênio. Apenas esta tecnologia, e somente no caso na soja, deu ao País na safra 2016/2017, uma economia de R$ 13 bilhões.

Please reload

Agroatividade 2016 - Agronegócio Ativo