Please reload

Ministros da Economia e da Agricultura vão trabalhar demandas conjuntas para Plano Safra

13/03/2019

 

Um grupo de trabalho conjunto foi anunciado nesta terça-feira, em entrevista a jornalistas, durante o evento Anufood Brazil, em São Paulo. A proposta de trabalho contará com as ações conjuntas  por parte do Ministério da Economia e do Ministério da Agricultura que irão atuar no alinhamento das demandas para o Plano Safra 2019/2020.

A expectativa é que o novo plano seja anunciado o mais depressa possível. “Eu gostaria que isso fosse o mais breve possível para trazer mais tranquilidade para o setor, que anda preocupado”, disse a ministra,  Segundo Tereza Cristina, o crédito agrícola do antigo plano já acabou, mas o governo liberou um novo teto, de R$ 6 bilhões, destinado a despesas de pré-custeio e custeio.

Carne bovina


Na entrevista, a ministra disse ainda que tem boa expectativa quanto à reabertura do mercado norte-americano à compra de carne bovina in natura do Brasil. “Esperamos que os Estados Unidos voltem a importar”, disse Tereza Cristina. “Já concluímos tudo o que nos foi pedido e estamos pronto para fazer essas exportações”, a ministra, sem comentar as contrapartidas a serem oferecidas. Os Estados Unidos suspenderam os embarques da carne bovina in natura do país em 2017.

A ministra da Agricultura integrará a comitiva do presidente Jair Bolsonaro na viagem da próxima semana aos Estados Unidos. Nessa visita, destacou a ministra, dois dos temas que serão tratados com o governo norte-americano serão o etanol e o açúcar, além das carnes suína e bovina in natura.

Please reload

Agroatividade 2016 - Agronegócio Ativo