Please reload

MT: Pecuaristas aderem a programa de produção de bezerros e reforçam sistema sustentável

04/10/2018

 

Em apenas três dias 118 propriedades rurais, que produzem bezerros na região Nordeste de Mato Grosso, aderiram ao programa Produção Sustentável de Bezerros. Nesta etapa, a equipe técnica visitou os municípios de Ribeirão Cascalheira, Gaúcha do Norte e Paranatinga, importantes pólos produtores de bezerros e focos do programa desenvolvido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), pela Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH), pelo Grupo Carrefour e pela Fundação Carrefour.

 

Serão atendidas 300 propriedades rurais nos municípios visitados e os cadastros de adesão ao programa continuam sendo realizados nas sedes dos sindicatos rurais destes municípios. O programa Produção Sustentável de Bezerros tem como objetivo oferecer aos produtores de carne de Mato Grosso ferramentas que permitam melhorar os resultados do segmento da cria nos aspectos econômico, ambiental e social.

 

De acordo com o presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares, a adesão dos pecuaristas é essencial e os próximos passos serão focados na consolidação do programa. "Ficamos impressionados com a grande participação dos produtores, o que nos motiva e mostra que estamos no caminho certo. Com isso, agora passamos a concretizar as parcerias e oferecer a capacitação técnica aos pecuaristas participantes do programa", afirmou o presidente.

 

Por meio do Produção Sustentável de Bezerros será oferecida capacitação com base em ações como diagnóstico da propriedade, análise das ferramentas tecnológicas a serem aplicadas, assessoria para regularização fundiária e ambiental, orientação para acesso às linhas de crédito, assistência técnica nas áreas de veterinária, zootecnia e gestão da propriedade, assistência técnica para recuperação de Áreas de Preservação Permanente, treinamento de ferramentas de gestão financeira, promoção da carne da região para o mercado interno e externo, entre outros.

 

A parceria entre a Acrimat, o Grupo Carrefour e a IDH também tem como expectativa aumentar a renda dos produtores por meio de assistência técnica e acesso ao crédito, e garantir a conformidade ambiental em uma abordagem gradual, apoiando o atendimento ao Código Florestal Brasileiro, o conjunto de requisitos legais para proprietários de terra na conservação florestal em suas propriedades privadas.

Please reload

Agroatividade 2016 - Agronegócio Ativo