Please reload

Produtores do oeste da Bahia são exemplo de gestão de recursos hídricos

20/03/2018

 

Em sua apresentação no espaço do Sistema CNA no 8º Fórum Mundial da Água, na terça (20), a presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio, mostrou como os produtores de alimentos no Oeste da Bahia são referência na gestão de recursos hídricos.

Nos últimos anos, a região tem se destacado na produção de grãos, algodão, sementes de forrageira, café, eucalipto e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. “Temos uma área de 150 mil hectares irrigados e estamos em busca de novas tecnologias para expandir essa área e otimizar as plantações. Nós produzimos alimentos com competência, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social’, afirmou Carminha.

Segundo a presidente, os produtores da região, instituições de ensino, governo da Bahia e empresas têm estudado a utilização de novas tecnologias para o desenvolvimento da agropecuária, equilibrando a produção de alimentos e a preservação do meio ambiente.

Carminha explicou que o bom exemplo dado pelos produtores na preservação ambiental tem contribuído para a recarga do Aquífero Urucuia, segunda maior reserva de água subterrânea da América Latina, localizado no oeste da Bahia. “As boas práticas do manejo do solo também contribuem com a recarga do aquífero e no aumento da produtividade”, disse Carminha.

As altas tecnologias exigem atualizações constantes, treinamentos e qualificações para os pequenos produtores rurais. Entre 2014 e 2017, o Sindicato Rural e outras instituições foram responsáveis pela realização de 1.460 treinamentos para capacitar 27.642 pessoas.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, o sistema de gestão da água no oeste da Bahia é inovador. “As tecnologias de irrigação permitem a produção agropecuária preservando o meio ambiente sem causar nenhum tipo de prejuízo às populações que utilizam as bacias hidrográficas da região.”, enfatizou. 

Please reload