Please reload

Codex reforça importância de ações em torno de parcerias público-privadas

21/12/2017

 

Na abertura da 12ª Conferência de Cúpula sobre Segurança dos Alimentos, Qualidade e Regulamentação, em Nova Delhi (Índia), o presidente do Codex Alimentarius, Guilherme Costa destacou a atuação protagonista do país e da Ásia na entidade. Ele enfatizou a importância de parcerias público-privadas para o sucesso do trabalho da organização e a participação da cadeia produtiva nos trabalhos desenvolvidos.

 

Ele ressaltou a importância da busca de consenso na elaboração de normas. Além de parceria público-privada, Costa defende a educação em inocuidade alimentar como caminhos para melhor controlar problemas de Enfermidades Transmitidas por Alimentos (ETA).

 

O presidente participou de cerimônia de premiação feita pela Confederação da Indústria Indiana (CII) para os Destaques do Ano de 2017 em Inocuidade de Alimentos. O prêmio é atribuído a diferentes tipos de estabelecimentos que trabalham com alimentos. “Tive a oportunidade de estudar os critérios estabelecidos pela Confederação Industrial Indiana, que são fundamentados em ciência e nos princípios mais detalhados de auditoria”, comentou.

 

O evento é de caráter nacional e possui categorias, desde produtores primários até supermercados, especificamente, para segurança dos alimentos. O prêmio também é concedido a vendedores de alimentos nas ruas. Costa ainda participou da competição nacional de estudantes pré-acadêmicos sobre inocuidade. “A iniciativa original proporciona a criação da cultura da inocuidade dos alimentos no país”.

 

É importante ressaltar o interesse e o conhecimento técnico-científico dos estudantes, comentou. “O trabalho de educação focado exclusivamente em inocuidade inclui informações sobre microbiologia, tecnologia de alimentos, comércio (OMC, Acordo SPS, Codex Alimentarius, etc)”. Um dos grandes motivadores de todo esse movimento, na Índia, é o colega Sanjay Dave, ex-presidente do Codex Alimentarius”.

 

Durante o encontro em Nova Delhi, também foi ministrado curso para estudantes de inocuidade de alimentos da Índia. Guilherme Costa proferiu palestra com o título "Codex Alimentarius: Hoje e Amanhã".

 

Guilherme Costa se reuniu com o vice-ministro das Indústrias de Processamento de Alimentos da ĺndia, J.P. Meena, acompanhado do vice-presidente do Codex, o professor indonésio Purwiyatno Hariyadi. A reunião teve ênfase na participação do ministério nas atividades do Comitê do Codex na Índia. De acordo com Costa, houve questionamento sobre as barreiras impostas no comércio internacional, relacionadas à inocuidade em desacordo com as normas Codex. “Ressaltei a importância de um trabalho cada vez mais intenso para ajustar disciplinas às realidades dos 188 membros da organização”.

Please reload