Please reload

UE e Mercosul encerram rodada de negociação e buscarão avanços na OMC

09/12/2017

 

A União Europeia (UE) e o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) fecharam nesta sexta-feira (8) mais uma rodada de negociações para um acordo de associação e comércio, durante a qual aconteceu um nova troca de ofertas comerciais. Os dois blocos continuarão buscando um acordo político na  11ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), que acontece de 10 a 14 de dezembro em Buenos Aires, na Argentina. 

 

"A UE segue comprometida com o objetivo de [alcançar] um acordo ambicioso que seja benéfico para todos. Ambas as partes voltarão a se reunir novamente na semana que vem, em paralelo à conferência ministerial da OMC", indicaram à Agência EFE fontes do bloco europeu ao término da rodada de hoje com os países do Mercosul.

 

Na última rodada de negociações, que começou em 29 de novembro, ocorreram avanços em medidas sanitárias e fitossanitárias, desenvolvimento sustentável e serviços, aspectos que já estão praticamente finalizados. Também já foram concluídos os pontos relativos à competência,  facilitação do comércio e cooperação em matéria alfandegária.

 

 

As conversas abrangeram todas as áreas em negociação, incluindo bens, serviços, compras públicas, medidas sanitárias e fitossanitárias, propriedade intelectual, indicações geográficas, comércio, desenvolvimento sustentável, pequenas e médias empresas, barreiras técnicas ao comércio e resolução de disputas, indicaram as fontes.

 

Fontes do Mercosul próximas da negociação confirmaram na quarta-feira a troca de novas ofertas entre ambas as equipes, mas estas não incluíram melhorias nos pontos sobre carne bovina e etanol, que estão entre os pontos mais complexos.

Please reload

Agroatividade 2016 - Agronegócio Ativo