Please reload

Soja brasileira terá ações de sustentabilidade no 4º Road Show na Europa

19/10/2017

 

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) participam do 4º road show na Europa, nos dias 23 a 27 próximos, para promover as ações de sustentabilidade da soja brasileira. A Aprosoja Brasil e o Serviço Florestal Brasileiro (SRB), do Ministério do Meio Ambiente, também integram a delegação, que visitará Londres, Bruxelas, Roterdã e Haia. Os produtores e a indústria brasileira mostrarão aos consumidores europeus como é possível conciliar a produção de alimentos com a conservação dos recursos naturais do país.
 
Mercado europeu - A Europa, principal mercado para o farelo de soja do Brasil, com uma participação de 56%, tem preocupações quanto à sustentabilidade dos produtos agrícolas que importa. Por esse motivo, interessa aos produtores e processadores atualizar os consumidores europeus sobre os programas de sustentabilidade da cadeia produtiva da soja e sobre os avanços na implementação do novo Código Florestal, principalmente quanto aos resultados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Em suma, a missão pretende mostrar que o Brasil se transformou em um exemplo para o mundo.
 
A viagem à Europa é a primeira após a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) na área de sustentabilidade. O documento foi assinado em janeiro deste ano, em Lisboa, pela Aprosoja, Abiove, a Federação Europeia dos Fabricantes de Ração (Fefac), a Federação Europeia de Óleo Vegetal (Fediol) e a Iniciativa para Comércio Sustentável (IDH).

 

O memorando tem como pilar o Soja Plus, que centra seu objetivo na capacitação de sojicultores e na melhoria contínua da gestão das propriedades por meio de incentivo às melhores práticas agrícolas. O programa foi instituído em 2011 pela Aprosoja e pela Abiove e atualmente está presente em outros três estados – Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia. 
 
Informações para os europeus sobre o Código Florestal - No road show destaca-se a participação do diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará Filho, que representará o Ministério do Meio Ambiente. Ele é a principal autoridade para os assuntos relacionados ao Cadastro Ambiental Rural, uma importante ferramenta de gestão ambiental.

O Serviço Florestal Brasileiro disponibiliza regularmente documentos com informações sobre o andamento dessa política, com um panorama da situação nacional. O CAR define as áreas para produção e as destinadas para conservação, indicando, inclusive, se será necessário promover a recuperação de áreas degradadas. Fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais. A Abiove considera esse instrumento primordial para o monitoramento do uso e da ocupação do solo por meio de imagens de satélite.

Da Aprosoja, participam o coordenador da Comissão de Pesquisa e Gestão de Propriedades, Nelson Piccoli, a gerente e a analista do setor, Cristiane Sassagima Neves e Chantal Gabardo, respectivamente; e o consultor de projetos, Ricardo Arioli Silva. Da Aprosoja Brasil irá o seu presidente, Marcos da Rosa. Da delegação brasileira também participarão o secretário-executivo da Abiove, Fabio Trigueirinho, e o gerente de sustentabilidade da associação, Bernardo Pires

Please reload