Buscar
  • ASSESSORIA

Soja: Embrapa lançará na Bahia nova cultivar adaptada à região do Matopiba


Para proporcionar aumento da produção de soja na região Matopiba, considerada a nova fronteira agrícola do País, a Embrapa Cerrados e a Fundação Bahia vão lançar uma cultivar adaptada às condições de solo e clima da região. A nova cultivar (BRS 8980IPRO) é recomendada para o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.


O lançamento será durante a feira agropecuária Bahia Farm Show, no dia 28 de maio. O pesquisador da Embrapa Cerrados, André Ferreira, responsável pela pesquisa, explica que após quase dez anos de trabalho foi possível chegar a um produto que atende às necessidades específicas dos produtores da região.


“O foco da pesquisa foi o Matopiba. Então consideramos os estresses climáticos que lá são mais recorrentes, ou seja, há um maior risco climático para a lavoura, e por isso desenvolvemos um material mais rústico, com estabilidade de produção nesse ambiente e com um agressivo sistema radicular, o que garante maior resistência aos veranicos”, relata o pesquisador.


A nova cultivar alcança altas produtividades e tem resistência às principais doenças da soja. Por ser do tipo IPRO, apresenta supressão às lagartas do tipo Elasmo e Helicoverpa, com menor necessidade de controle químico dessas lagartas.


A Bahia Farm Show está em sua 15ª edição e é um dos maiores eventos do país em volume de negócios e a maior vitrine do agronegócio do Norte e Nordeste. A expectativa é que sejam negociados R$ 2 bilhões nos cinco da feira, com a vista de 70 mil pessoas.

0 visualização