• Imea

MT: Estimativa revisa safra de soja no estado para 31,9 milhões de toneladas


A safra de soja 2018/19 de Mato Grosso, maior produtor agrícola do Brasil, foi estimada nesta segunda-feira em 31,9 milhões de toneladas, ante 32,45 milhões na previsão anterior, de acordo com pesquisa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que apontou os efeitos da irregularidade climática para as lavouras do Estado.


Segundo o Imea, o regime pluviométrico irregular registrado no mês de dezembro na maior parte do Estado, com chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas, limitou o potencial produtivo das lavouras mato-grossenses.


De acordo com o instituto, o tempo desfavorável resultou na revisão da produtividade média esperada para o Mato Grosso para 55,70 sacas por hectare, diminuição de 0,94 por cento em relação ao último levantamento, ficando 2,76 por cento inferior ao recorde observado na safra 2017/18.


Com isso, a produção total ficará 1,8 por cento abaixo da histórica temporada passada, apesar de um crescimento de 1,6 por cento no plantio. O Instituto ainda estimou safra de milho do Estado em 28,78 milhões de toneladas, ante 28,5 mi t no levantamento anterior, em uma colheita que deve aumentar 4,3 por cento ante safra passada. O plantio do cereal está em desenvolvimento.


“Ainda é importante salientar que há possibilidade de ocorrência do fenômeno El Niño nos próximos meses, podendo alterar os níveis de chuvas no Brasil durante a sua manifestação. Sendo assim, as condições climáticas daqui para frente continuam sendo um fator determinante para o comportamento da safra”, disse o órgão comentando sobre a previsão para o milho.