• REUTERS

Governo brasileiro diz que apoio interno à indústria de açúcar pela Índia gera preocupação


O Ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou nesta quarta-feira que as novas medidas do governo indiano em apoio à indústria de açúcar e o possível aumento das exportações do produto da Índia “motivam grande preocupação no setor produtivo e no governo brasileiro, por seu potencial impacto no comércio internacional”.


A afirmação foi feita após o gabinete da Índia aprovar nesta quarta-feira incentivos para encorajar usinas a exportar açúcar na temporada 2018/19, como parte dos esforços do país para reduzir seus estoques.


Segundo o governo brasileiro, o apoio da Índia preocupa o governo no atual cenário de excesso de oferta e de queda dos preços do açúcar no Brasil e no mundo. O Itamaraty disse estar “examinando a extensão das medidas anunciadas pela Índia, assim como seu impacto”. Com uma produção recorde, a Índia deve superar o Brasil como líder na produção global de açúcar em 2018/19.


Os subsídios indianos poderiam resultar em ações dos países produtores na Organização Mundial do Comércio (OMC), conforme já disse à Reuters um dirigente da Unica, entidade que representa usinas no centro-sul brasileiro.