Buscar
  • Agropauta

Acordos vão selar exportação de material genético e animais de alto padrão


O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), promoverão rodadas de negociações com países interessados em importar material genético e animais de reprodução do Brasil.


As reuniões serão realizadas na quarta-feira (2) da próxima semana, durante a 84ª Expozebu, em Uberaba (MG). No dia 4 serão formalizados acordos sanitários para viabilizar o início das exportações dessas commodities durante reunião da Federação Internacional dos Criadores de Zebu (Ficebu).


A rodada de negociação prevê a apresentação do sistema sanitário brasileiro, visita técnica a uma central produtora de material genético (sêmen e embriões), além de um Estabelecimento Pré Embarque (EPE), localizados na região de Uberaba. Duas equipes da Coordenação de Trânsito e Quarentena Animal (CTQA) do Mapa estarão à disposição dos técnicos dos países importadores para formalizar acordos.


Foram identificados 15 países de maior interesse comercial nesses produtos, dos quais oito já confirmaram presença nas rodadas de negociação: Índia, Equador, Nicarágua, Malásia, Tailândia, Colômbia, Quênia e Guatemala.


1 visualização