• Aprosoja

MT: Circuito Tecnológico do Milho terá início no próximo dia 23


O Circuito Tecnológico Milho de 2018 já tem data para começar. Durante a semana de 23 a 27 de abril, sete equipes percorrerão cerca de 6.500 quilômetros de Mato Grosso para verificar in loco o andamento da safra do milho no estado.


As equipes aplicarão questionários nas propriedades para avaliar o nível de tecnologia da cultivar adotada, se há utilização do zoneamento agrícola para a escolha da cultivar, além de fazer testes em campo, como o de transgenia.


Outro objetivo é monitorar as lavouras de milho quanto aos aspectos fitossanitários, o preparo e manejo do solo, assim como verificar o cenário de armazenagem e comercialização do milho, entre outros.


De acordo com Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a semeadura da cultura está praticamente finalizada. O boletim de mercado divulgado pela instituição no dia 02 de abril mostra que 99,9% da área já foi plantada. Neste ano, a área de milho cultivada é cerca de 4,4 milhões de hectares, um recuo se comparado ao ano anterior, que foi de 4,7 milhões de hectares.


A Aprosoja, ao lado do Imea e da Embrapa, que apoiam o Circuito Tecnológico, apresentará mais dados e metas desta expedição no dia 23 de abril, às 7h30, em uma coletiva de imprensa. O presidente da Aprosoja, Antônio Galvan, receberá os jornalistas.


Também estão confirmados para a coletiva o coordenador e o vice-coordenador da Comissão de Pesquisa e Gestão de Propriedades, respectivamente, Gilberto Eberhardt e Jorge Diego Giacomelli, e o diretor técnico da associação, Wanderlei Dias Guerra. Após a coletiva, as equipes sairão para a expedição.