Buscar
  • IBGE

Censo Agropecuário já visitou mais de 90% das propriedades rurais


Iniciado em 2 de outubro, o Censo Agropecuário 2017 fecha o mês de fevereiro com um percentual de visitas realizadas um pouco acima dos 90%, considerando os 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários estimados no país.


Segundo dados compilados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o momento, foram visitadas 79,5% das propriedades rurais no Paraná. Também estão abaixo da média nacional, os estados do Rio Grande do Sul (79,1%), Maranhão (74,2%), Alagoas (73,5%) e Rio Grande do Norte (73%).


“A participação das cooperativas é extremamente importante para a conclusão do Censo Agropecuário 2017 e para o panorama da atividade agropecuária brasileira. Por isso, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) tem estimulado participação ativa dos cooperados, ressaltando a importância do repasse de informações detalhadas sobre a atividade rural da propriedade”, explica Fabíola Nader Motta, gerente de Relações Institucionais da OCB.


Considerando as dificuldades regionais encontradas ao longo do período do Censo, tais como regiões alagadas e transporte, os recenseadores continuarão as visitas aos estabelecimentos durante os próximos meses para finalização do trabalho nessas áreas remanescentes.


A OCB é parceira do IBGE no Censo Agropecuário, sendo responsável por sensibilizar as cooperativas agropecuárias a prover o suporte necessário ao trabalho dos pesquisadores. A Organização receberá os dados validados ao final da coleta, que serão utilizados em seu trabalho de representação das cooperativas junto aos Três Poderes, para o desenho de ações voltadas à profissionalização do negócio, pensando em uma atuação no mercado interno, assim como em âmbito internacional.

4 visualizações