• ASSESSORIA

Acrimat emite nota de repúdio a decisão que trava exportação de bovinos vivos para a Turquia


A Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat repudia a decisão judicial de embargo à exportação de animais para a Turquia. A exportação de animais é um reconhecimento da qualidade do nosso rebanho, resultado de rigoroso sistema sanitário que fiscaliza e assegura a sanidade dos animais, bem como as condições às quais são submetidos em todas as etapas da produção, do campo até a mesa dos milhões de consumidores em todo o mundo.


Antes de concretizar a comercialização de animais vivos, legalizada e certificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, todos os integrantes desta cadeia produtiva passam por inspeção de qualidade, sanidade e bem-estar animal, tanto no Brasil, quanto das instituições do país importador.


A decisão judicial coloca em suspeita o eficiente modelo produtivo e prejudica de forma direta os produtores de carne do Brasil. Além disso, tal decisão caracteriza uma interferência direta ao modelo econômico de livre mercado, essencial para o desenvolvimento socioeconômico do país.


A Acrimat reitera a defesa pelo direito de produzir, comercializar e de gerar riquezas para o Brasil de todos os produtores rurais que respeitam a legislação e seguem os mais rigorosos critérios impostos à pecuária de corte.