• Embrapa

Produtores cearenses conhecem boas práticas para manejo de caprinos leiteiros


Um grupo de produtores rurais e técnicos dos municípios cearenses de Banabuiú, Piquet Carneiro e Jaguaretama participou, nesta quinta-feira (21), de Dia de Campo sobre Manejo em Caprinos Leiteiros. Os criadores integram projetos de fortalecimento da caprinocultura mantidos pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA) e participaram do treinamento para intercâmbio de informações sobre boas práticas na produção de caprinos de leite.


Nos períodos da manhã e da tarde, os participantes tiveram noções sobre boas práticas de ordenha, estratégias para alimentação de caprinos leiteiros, compostagem de resíduos de produção, manejo sanitário e gerenciamento de rebanhos para fins de melhoramento genético animal.


O agricultor Danúzio Nascimento, de Piquet Carneiro, afirmou que a visita trouxe informações interessantes sobre manejo de pastagens e se comprometeu a adotar o Kit Embrapa de Ordenha Manual na propriedade. “Espero que melhore meu manejo e, também, a qualidade do leite”, afirmou ele.


Além dessas boas práticas na ordenha, com uso do Kit, os participantes também viram, na prática, técnicas para pôr em prática outras soluções tecnológicas, como composição de bancos de proteína, ensilagem, compostagem, vacinação, vermifugação e as recomendações para implantar ações de melhoramento genético. As estações foram apresentadas pelos médicos veterinários Alexandre Monteiro e Eduardo Oliveira e pelos zootecnistas Éden Fernandes e Thiago Almeida, todos eles analistas da Embrapa Caprinos e Ovinos.


Para Bruno Pereira, técnico da Célula de Apoio do Desenvolvimento da Pecuária da SDA, o intercâmbio de informações foi bem vindo, com destaque para informações atualizadas sobre temas como o controle integrado de verminose, recomendado pela Embrapa. “As informações sobre este tipo de controle são novas para parte do nosso público, que ainda adota a vermifugação por métodos considerados antigos. Espero que a Embrapa continue com boa abertura para essa troca de experiências”, disse ele.


Além de equipe da SDA, também estiveram presentes extensionistas do Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar (IDEF), ONG parceira do Governo do Estado do Ceará nas ações de assistência técnica e extensão rural nos três municípios representados no Dia de Campo.