Buscar
  • ASSESSORIA

SC: Produtores de Paial participam de projeto para aperfeiçoar produção de vinho


Elaborar vinhos com maior qualidade e, como consequência, aumentar a comercialização do produto na região. Este foi o principal objetivo do trabalho de vinificação voltado a produtores de Paial, promovido pelo Sebrae/SC, em parceria com a Secretaria de Agricultura do município. Dez produtores de vinho participaram do projeto e receberam consultorias nas propriedades ao longo do ano.


O enólogo e consultor credenciado ao Sebrae/SC, Fábio Ricardo Ecco, foi quem realizou o trabalho junto às propriedades. “Organizamos a produção da uva, incluindo melhoramento produtivo, adoção de boas práticas de produção, além de melhora na adubação, poda e manejo do pomar”, explica, acrescentando que também foi feito um trabalho de renovação dos pomares que estavam debilitados.


“Foram plantadas mais de 2.000 mudas de videira e mais de 2.500 porta-enxertos para o próximo ano. Quando essas plantas estiverem em produção, a estimativa é de que elas produzam cerca de 40 toneladas de uva”, completa o consultor.


Os produtores também participaram de um curso com temas como a escolha de matéria-prima, higienização da cantina e dos equipamentos e processo de elaboração de vinhos brancos, tintos e rose.


O secretário de Agricultura de Paial, Fábio Theobald, acredita que o trabalho gere resultados positivos na produção e comercialização de vinho. “É essencial ter essa assessoria técnica com acompanhamento de um enólogo em nosso município, tendo assistência mensal aos produtores visando melhorar a atividade da uva, que é muito importante como alternativa de renda. Com certeza hoje, a partir desse curso de elaboração de vinho com os produtores, a tendência é melhorar a qualidade do manuseio e da produção e, assim, produzir um vinho de melhor qualidade tanto para o consumo próprio quanto para a venda”.

0 visualização