• Alexandre Franco

Empresas engajadas com agronegócio anunciam solução digital para o setor


Empresas que se relacionam com o agronegócio e buscam informações sobre produtores rurais e elementos críticos de seus territórios, como desmatamento, áreas embargadas, terras indígenas ou unidades de conservação ambiental, já podem contar com o TerraSafe, solução criada por meio de uma parceria da Serasa Experian com a AgroTools, empresa especializada no agronegócio digital, lastreada pelo maior banco de informações geográficas e dados públicos do agronegócio tropical. O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira (16), no “GTPS 10 anos”, promovido pelo Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), em comemoração aos seus 10 anos.


A ferramenta traz referências sobre a inclusão do proprietário rural na lista de quem emprega mão-de-obra análoga à escravidão, além de gerar, de forma individualizada e instantânea, relatórios voltados a todos que precisam estar em conformidade com leis e regulamentos socioambientais.


Para a AgroTools, a parceria com a Serasa Experian foi uma oportunidade de levar a tecnologia do agronegócio digital também aos pequenos e médios produtores. “A partir de agora, por um valor acessível, qualquer agricultor consegue consultar seu CNPJ e tirar seu extrato socioambiental no site da Serasa Experian”, diz o CEO da AgroTools, Fernando Martins. “Dessa forma, ele pode se autocertificar com uma ferramenta que reúne dados públicos e, assim, cuidar da imagem de sua marca junto a seus diferentes públicos.”


Segundo o vice-presidente de Pessoa Jurídica da Serasa Experian, Victor Loyola, a representatividade do segmento agro para a economia, bem como a volatilidade desse mercado, levou a Serasa Experian a pensar em soluções para a cadeia do agronegócio, com o desafio de estimular a produção sustentável.


“A Serasa AgroTools contribui para que compradores e financiadores do agronegócio realizem negócios com produtores rurais de maneira mais eficiente e segura, por meio de soluções que facilitam a tomada de decisão em prospecções, avaliações de compliance socioambiental e também de crédito para o segmento.”


Os dados de compliance e análise territorial do TerraSafe ajudam quem financia na definição de estratégias, na recomendação de investimentos, na prevenção à deterioração das carteiras e na prevenção às inconsistências legais.