Buscar
  • Agência

Blocos sul-americano e europeu promovem rodada final para fechar acordo comercial


O Mercosul e a União Europeia (UE) querem dar impulso à etapa final das negociações para o acordo comercial entre os blocos. A decisão ocorreu no âmbito de uma reunião, em Brasília, entre os chanceleres do bloco sul-americano com o vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, que recebeu uma proposta abrangente para finalizar o acordo. "Enquanto alguns querem construir paredes, queremos construir pontes.


O acordo de parceria proposto e as perspectivas de negociações comerciais são muito importantes porque reafirmam a nossa posição contra o protecionismo", disse Katainen. Após a reunião, o ministro das Relações Exteriores da Argentina, Jorge Faurie, mostrou-se confiante sobre o resultado final do acordo com a UE.


"Estou certo de que, se conseguirmos a assinatura deste acordo em geral, obteremos agora um gesto de maior confiança para os investidores", afirmou Faurie. Por outro lado, o chanceler brasileiro, Aloysio Nunes, afirmou que o Mercosul "se move e está em negociações com vários blocos e países, mas as conversações com a UE são o parâmetro para todos os outros".

0 visualização