• REUTERS

Abiove prevê produção nacional de soja ligeiramente superior em 2018


A previsão de produção de soja pelo Brasil em 2018 foi elevada levemente para 108,8 milhões de toneladas nesta terça-feira pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que no mês passado ainda apostava em 108,5 milhões de toneladas.


O reajuste segue os realizados recentemente por outros agentes do setor, como a consultoria AgRural e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apesar do atraso no plantio da nova safra. O aumento é, em grande parte, reflexo da maior área plantada.


O volume esperado pela Abiove, porém, é inferior às 113,8 milhões de toneladas previstas para a produção deste ano, marcado por condições climáticas extremamente favoráveis. As estimativas de exportação e de processamento de soja da entidade para o próximo ano foram mantidas em 65 milhões e 43 milhões de toneladas, respectivamente.


Já os estoques finais foram cortados para 5,6 milhões de toneladas, de 7,3 milhões de toneladas previstos anteriormente. No caso dos derivados, a Abiove manteve suas projeções de produção de 32,7 milhões de toneladas de farelo de soja e de 8,5 milhões de toneladas de óleo de soja.