• Ministério Agricultura

Saúde animal no Cone Sul em discussão na Bolívia


Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, sedia desde terça-feira (19) a XXII reunião Ordinária da Comissão de Saúde Animal, do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP). Participam Brasil, Bolívia, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, com a finalidade de traçar estratégias comuns de sanidade animal e de fazer um balanço da situação sanitária dos países reunidos.


Paralelamente desde esta quinta-feira (21), se realiza a IV Reunião Extraordinária do CVP para analisar o Plano Estratégico de Febre Aftosa da Bolívia e o Projeto CVP-BID de Febre Aftosa, de apoio para a capacitação dos serviços veterinários dos países do Cone Sul, além da situação sanitária da Venezuela e da Colômbia. Nesse último, ocorreram focos de Febre Aftosa, recentemente.


Participam das reuniões representantes dos governos, da inciativa privada e de órgãos estatutários de medicina veterinária. Pelo governo brasileiro, participa o diretor do Departamento de Saúde Animal do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Guilherme Marques, além do coordenador de Sanidade Animal, Heitor Medeiros.