• ASSESSORIA

10ª Interconf terá dois dias de debates e palestras em Goiânia


A edição de 10 anos da Interconf - Conferência Internacional de Pecuaristas, promovida pela Assocon - Associação Nacional da Pecuária Intensiva, será nos dias 18 e 19 de setembro, no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, como parte do projeto 'O Brasil Pecuário acontece aqui', que engloba a realização da Goiás Genética. O primeiro painel da Interconf será um panorama do mercado, apresentando o ambiente econômico brasileiro para que o participante saiba em que momento está e em que direção seguir.


Haverá também um painel técnico para apresentar estudos de caso, ideias, técnicas e tecnologias com o intuito de inspirar a busca pelo aumento da produtividade sustentável como caminho para uma melhor rentabilidade na fazenda. O painel será aberto com um estudo de caso da Austrália, com a apresentação de indicadores que medem os resultados técnicos e financeiros da atividade de confinamento naquele país, seguido pela palestra "Bem-estar animal e manejo racional: casos de sucesso no Brasil".


Os entraves legais no que diz respeito à sustentabilidade serão abordados no painel regulatório que analisará os desafios para a pecuária brasileira se desenvolver, buscar novos mercados e aumentar a qualidade de seu produto. A advogada Samanta Pineda dará a palestra "Brasil e o mundo - o que fazemos e o que eles fazem?", abordando como outros países regulam as questões ambientais e trabalhistas em comparação com o Brasil.


Os riscos sanitários na pecuária de corte brasileira serão tratados por representantes da indústria veterinária, com um debate com o professor da Unicamp, Pedro de Felício e o GTPS - Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável sobre os mitos e verdades que envolvem a carne brasileira, com a presença do vice-governador do Mato Grosso, Carlos Favaro.


Por fim, o painel futuro traçará caminhos para se ter uma produção mais valorizada, com pecuaristas mais ativos em seu papel como produtores de alimentos e agentes de mudança na sociedade. Uma primeira apresentação mostrará mercados ainda não atendidos pela carne do Brasil e de que forma é possível atingi-los. Em seguida o médico veterinário e professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP, Pedro de Felício falará sobre os "Indicadores de qualidade da carne bovina".


O produtor rural Guilherme Pontieri mostrará qual a melhor maneira de investir na pecuária moderna, com um passo a passo para sair de uma baixa produtividade para uma produção mais intensiva. A última palestra desse painel, intitulada "A pecuária e a sociedade", terá como objetivo apresentar um estudo de caso sobre como é possível unir pecuária e a comunidade para promover melhorias sociais.