• Famasul

MS: Grupo de Pecuária Sustentável lança guia de indicador


O GTPS – Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável completa, em 2017, dez anos de atuação em prol do desenvolvimento da pecuária de corte brasileira em alinhamento com a preservação ambiental. A associação reúne representantes de todos os elos da cadeia produtiva no Brasil. Como início das comemorações da instituição, será realizada nesta segunda-feira (4) uma cerimônia na sede do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.


Para o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, o encontro oportunizará o aprimoramento de iniciativas já desenvolvidas no segmento produtivo. “Dos 40 anos de criação do estado de Mato Grosso do Sul, e da fundação da Famasul, 10 têm a significativa contribuição do GTPS que, por meio do planejamento estratégico, da disseminação de informações e do fortalecimento da pecuária sustentável, valoriza o trabalho do produtor rural sul-mato-grossense e potencializa o compartilhamento do conhecimento, um dos principais pilares do Sistema Famasul.”


Segundo o presidente do Grupo, Ruy Fachini Filho, o objetivo de fazer o pré-lançamento de ‘10 anos do GTPS’ na sede da Federação é apresentar o Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável.


“Durante o evento, apresentaremos o guia e faremos a capacitação em relação à ferramenta, que é de autoavaliação, gratuita e de uso voluntário, desenvolvida com apoio de representantes de todos os elos da cadeia produtiva. É uma iniciativa pioneira que trará grandes benefícios ao Estado e ao Brasil”.


Fachini, que também é presidente de Sindicato Rural de Campo Grande e conselheiro da Famasul, assumiu a presidência do GTPS em julho deste ano. “Desde 2011, a Famasul é associada ao GTPS, representando a categoria de produtores”, argumenta Fachini.