• ASSESSORIA

Novas máquinas agrícolas otimizam economia de até 20% de combustível no campo


A economia com o combustível se tornou um fator determinante para o sucesso da produção agrícola. O gasto com o óleo diesel representa 30% do custo total da produção, isso significa que quase a metade do que o produtor gasta está concentrado no líquido derivado do petróleo. Segundo o engenheiro mecânico, Fernando Lanfredi, a saída para o homem do campo é focar na aquisição de máquinas econômicas que estejam alinhadas à alta tecnologia.


“O que tem chamado a atenção do produtor rural são as opções de tratores que dispõem de tecnologia turbo-intercooler, que proporciona maior eficiência e economia de combustível”, explica o engenheiro.


Segundo ele, o turbo aumenta a potência do motor, ainda que seja de menor cilindrada, exigindo menos da peça e assim economizando o combustível. O intercooler, por sua vez, resfria o ar que sai da turbina e o manda de novo para o motor pra ser reutilizado. “O intercooler serve principalmente para resfriar o ar, e com isso protege o equipamento, dando a ele mais vida útil do que teria com o turbo sem intercooler, por exemplo. Indiretamente, isso também entrega mais potência, pois a combustão com o ar frio é melhor, uma vez que este é mais denso”, detalha Fernando.


Waldelon Alves Gomes é um exemplo de agricultor que optou pelo menor custo. Ele produz variadas culturas no município de Indiara, em Goiás, e garante que a função turbo-intercooler é um diferencial na produção. “Eu trabalho com tratores que vão de 75 a 225 cavalos, e os mais novos que eu adquiri, todos têm essa tecnologia. O intercooler aumenta a potência e melhora explosão do motor”, explica ele.


Para o produtor o mínimo de economia conquistada no campo tem resultado expressivo no final do mês. “Nós trabalhamos em busca de maior produtividade com menor custo, pois é isso que garante uma receita final positiva, e ter máquinas que possibilitam esse resultado é de extrema importância para a categoria”, diz.


Trator movido a metano


Uma visão sustentável para o futuro da agricultura foi exibida na Farm Progress Show, feira realizada em Decatur, no estado de Illinois (EUA). Ela foi mostrada na forma de um trator protótipo movido a metano da New Holland Agriculture, marca de máquinas agrícolas da CNH Industrial. O equipamento foi apresentado simultaneamente no evento norte-americano e para todo mundo, online, através de uma transmissão ao vivo no estande da New Holland.


Desenvolvido pelo time de design e engenharia da New Holland, este protótipo difere de tudo que já foi visto na indústria. Ele combina combustíveis alternativos e tecnologia agrícola avançada com o avançado motor da FPT Industrial, marca também da CNH Industrial. O propulsor do protótipo desenvolve a mesma potência e torque se comparado à motorização à diesel, o que significa um desempenho idêntico no campo.


Desta forma, uma fazenda pode se tornar completamente independente energicamente, satisfazendo todos os seus requisitos por combustível e energia, assim como os da comunidade, utilizando resíduos em um ciclo fechado e virtuoso. Essa é o próximo passo na concretização da fazenda do futuro, aquela que se afasta dos veículos alimentados a combustível fóssil e abraça as fontes renováveis.