• Alexandre Franco

Reaproveitamento de dejetos na pecuária será tema de Fórum em Recife

Como parte da edição 2017 da feira Agrinordeste, que começa nesta quarta-feira (23), em Recife, será realizado o Fórum de Pecuária de Baixa Emissão de Carbono, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Embrapa.


O objetivo do fórum é sensibilizar os participantes da cadeia de bovinocultura de leite e de corte para o uso de tecnologias redutoras de emissão de carbono, agregando maior sustentabilidade às atividades. O evento reúne também pesquisadores, integrantes de instituições educativas, governamentais, financeiras e representantes da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (SENAR/PE), do Banco do Nordeste e da Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária.


O reaproveitamento dos resíduos dos animais mitiga os impactos ambientais, aumenta a oferta de energia e biofertilizantes e reduz os custos de produção. Três servidores do ministério da Agricultura serão palestrantes ou coordenarão a abordagem dos temas: ”Plano ABC e a Pecuária de Baixa Emissão de Carbono: geração de valor na produção intensiva de carne e leite”, ministrada pelo fiscal federal agropecuário Maurício Oliveira; “Tecnologia de Produção Mais Limpa na Pecuária Intensiva”, apresentada pelo consultor Cleandro Pazinato Dias e “Geração de Renda a partir dos Dejetos da Pecuária”, coordenada pelo consultor Fabiano Coser.


Consultores do Mapa contratados para o projeto ABC reuniram modelos de tratamento de dejetos na pecuária intensiva, seguidos da avaliação econômica de cada um e o resultado dessa pesquisa será divulgado no fórum.